Profissional de Secretariado:
Associe-se
ao Sinsesp gratuitamente!
Empresas Contabilidade:
Cadastre-se
aqui!
Revista de Gestão e Secretariado - GeSec
Novos artigos publicados. Acesse e leia!

Responsabilidade Social

Responsabilidade Social

 

PROJETO DE INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO AUTOSUSTENTÁVEL -

Adaptado do modelo Yázigi - Escola de Inglês

 

O desenvolvimento de ações sociais e a cidadania devem ser preocupações de todos nós!

Vamos começar uma Campanha pela Cidadania e desenvolvimento autosustentável que agregará valor a cada um e ajudará a cuidarmos do planeta: ECOEFICIÊNCIA: Ecoe esta idéia!

 

O que é Ecoeficiência?

A Ecoeficiência é uma filosofia de gestão que encoraja o mundo empresarial a procurar melhorias ambientais e que forneça, paralelamente, benefícios econômicos.

A Ecoeficiência propõe uma reflexão sobre as práticas cotidianas que resulta em mudanças de atitudes baseadas em mensuração dos resultados.

Concentra-se em oportunidades de negócios e permite às empresas tornarem-se mais responsáveis do ponto de vista ambiental e ainda mais lucrativas.

Incentiva a inovação e, por conseguinte, o crescimento e a competitividade.

No entanto, ela pode ser facilmente entendida e aplicada pelos cidadãos em seus hábitos cotidianos. Pequenas ações que transformam o mundo!

 

Estimular a mudança de comportamento no dia a dia das pessoas e a popularização da Ecoefiência pode ser um hábito de todos nós!

Quais são os elementos da Ecoeficiência?

Reduzir o consumo de materiais
Reduzir o consumo de energia
Reduzir a dispersão de substâncias tóxicas
Intensificar a reciclagem de materiais
Maximizar o uso sustentável de recursos renováveis
Prolongar a durabilidade dos produtos
Agregar valor aos bens e serviços

 

O que é o Ecotermômetro?

O Ecotermômetro – É um instrumento de medição que indicará o nosso grau de envolvimento na campanha. Para simbolizar nossa preocupação com o Aquecimento Global, o ecotermômetro será alimentando mensalmente, quantificando o consumo de energia, água, copos descartáveis, etc.

Não: ao aquecimento global.

Sim: a uma temperatura adequada para todos!

 

O que fizemos no Sinsesp?

Baseado nos componentes para identificar a ecoeficiência empresarial segundo o WBCSD (1992), o SINSESP escolheu cinco itens para economizar 10%: energia, água mineral, água encanada, papel A4 e copo descartável. Por meio de palestras e e-mails semanais denominados “Ecodicas”, os 11 colaboradores do SINSESP foram conscientizados a desenvolver novos hábitos de comportamento, visando o consumo consciente dos cinco itens escolhidos.

Vejam nossos números:

 

Itens

Quantidade 2008

Quantidade 2009 - março

Energia

29.040 Kw/h

6.480 kw/h

Água Mineral - garrafão

145 galões

38 galões

Água encanada

492 m³

107 m³

Papel A4

35.000 un/ano

28.500 un/ano

Café - copos

5.000 un/ano

5.000 un/ano

Água - Copos Descartáveis

25.000 un/ano

5.000 un/ano

Total

   

Meta proposta: redução de 10% por cento

A meta deve ser estabelecida pela equipe, mas devemos entender que quanto mais conseguirmos melhor para todos nós! Pois a economia conquistada ajuda o planeta.

Por isso, comece já e para o que pode é deve ser feito, vamos para o espaço EcoDicas que semanalmente circulará uma nova.

 

ECODICAS

Desabilite seu screen saver cheio de efeitos especiais. O monitor ligado, mesmo com aquele descanso de tela bacana, é responsável por até 80% do consumo do computador. Configure sua máquina para o modo de economia de energia. Assim, ele vai desligar automaticamente toda vez que você se ausentar.

Os aparelhos que ficam dia e noite em modo stand by são mais uma nova invenção em nome do conforto. Só esqueceram de dizer que isso consome energia sem necessidade. Puxe a tomada de todos eles quando não estiverem em uso e tenha certeza: o valor de sua conta de luz vai cair bastante.

 

ECOcobrança!

Cada um deve ver se a atitude do outro está compatível com a proposta. Por isso, podemos apagar as luzes quando não estivermos na sala, desligar os computadores no horário do almoço (cuidado com documentos a salvar), usar o copo de água mais de uma vez, adotar copos de vidro, se preferir, economizar nas cópias impressas.

Só não podemos ser chatos e intransigentes. Esta cobrança deve ser delicada e sutil, como nossa preocupação com o meio ambiente.

Conto com todos vocês! ECOabraços!

Isabel Cristina Baptista - Presidente

 

Mais informações:

Luciana Esteves (Yázigi) - (11) 2132-7456 / 2132-9600 luesteves@yazigi.com

Para saber mais sobre a Campanha de Cidadania Yázigi – Ecoefficiency 2009, acesse:

www.yazigi.com.br/campanha

www.yazigi.com

Inaugurada em 2005 a Fundação Espaço ECO desenvolve atividades direcionadas às áreas de educação ambiental, ecoeficiência e reflorestamento.

Situada em uma área de aproximadamente 300 mil m² considerada pela UNESCO Reserva da Biosfera do Cinturão Verde do Estado de São Paulo, a Fundação está localizada atrás do Complexo de Tintas e Vernizes da BASF, na cidade de São Bernardo do Campo/SP. Atualmente, as três áreas desenvolvem diversos projetos com os mais diferentes públicos atendendo à missão de transmitir à sociedade conceitos de desenvolvimento sustentável na prática.

www.espacoeco.org

Com 4,5 mil funcionários e 402 escolas por todo o Brasil, o Yázigi Internexus ensina inglês e espanhol para mais de 170 mil alunos anualmente. Primeiro sistema de franquia de serviços do País, com 57 anos de atuação, a empresa possui 16 Selos de Qualidade ABF (Associação Brasileira de Franchising) e conquistou o selo de qualidade da International Franchising Association (IFA) Desde 2004, o Yázigi é premiado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e, em2006, foi eleita a “Melhor Franquia do Brasil”, entre todas as categorias participantes. Com tradição no desenvolvimento de projetos de cunho social e cultural a empresa desenvolveu nos últimos anos projetos em parceria com instituições como: SOS Mata Atlântica, Fundação Abrinq, Instituto Akatu, Fundação Ford, Ashoka Empreendedores Sociais, Transparência Brasil, Instituto Socioambiental, Afras – Associação Franquia Solidária e Instituto Ethos.

www.yazigi.com

Projeto SINSESP "Arregace as mangas"

O SINSESP colabora com instituições de auxílio às crianças, jovens, e adultos de ambos os sexos, através de doações de brinquedos, roupas, sapatos, usados e gêneros alimentícios não perecíveis. Assim, aceitamos doações, durante todo o ano, destes itens.

Agradecemos sua doação e ela é sempre possível em qualquer atividade do SINSESP, em qualquer visita sua à nossa sede e também quando alguma Diretora nossa ministra palestras ou cursos em escolas e empresas.

NÃO ESQUEÇA! Se você for participar de qualquer atividade do SINSESP, ARRUME SEU ARMÁRIO, OS BRINQUEDOS DOS SEUS FILHOS e pense nas instituições que você pode ajudar!

 

 

Depoimento - Cilene Pignataro-Diretora SINSESP:

 

Este projeto foi e continua sendo para mim um despertar! Despertar este de amadurecimento, aprendizado e sentimentos diversos, entre eles a ternura por todos os colegas de profissão que ajudam carinhosamente nestas visitas anuais, levando um pouco do seu tempo, seu amor e a sua doação. Este quadro mostra a conscientização dos nossos Profissionais de Secretariado sobre o verdadeiro propósito deste projeto:

"Colaborar com Instituições de auxílio às crianças, jovens e adultos de ambos os sexos, através de doações de brinquedos, roupas, sapatos usados e genêros alimentícios não perecíveis"

Particularmente quando retorno destas visitas, volto com aquele ar de "Dever quase cumprido", vocês devem questionar o por quê? Respondo: A despedida da visita não trás um ponto final e sim uma forte vontade de continuar colaborando, pois a entidade ainda necessitará de ajuda e partindo deste pensamento adotei uma das instituições visitadas e percebi que o trabalho de formiguinha estava apenas começando! Esta casa abriga mães adolescentes e seus filhos, em uma das minhas visitas percebi que eles precisavam com urgência material de limpeza, então surgiu a idéia de escrever para uma amiga também Secretária para intermediar com a Empresa que ela trabalha a possibilidade de doação destes produtos. O contato foi feito e o resultado foi gratificante, a Instituição recebeu um carregamento com os produtos necessitados no início deste ano!

Com este meu depoimento, mostro o quanto é importante a presença da nossa categoria nestes encontros, cada um de nós poderá dar o segmento adequado para estas instituições.

MINHA CASA (crianças de 0 a 12 anos)
Rua Frontino Guimarães, 245 - Telefone 5539-1442

CASA JUVENTUDE (de 12 a 17 anos e 11 meses)
Avenida Indianópolis, 3186 - Telefone 5589-9455

VOVÓ ILZA
Rua França Pinto, 174 - Vila Mariana - Tel: 5549-0223.

NÚCLEO ASSISTENCIAL ANITA BRIZA
Rua Aurélia, 665 – Vila Romana - Tel.: 3862-2132 / 3672-9892

Escola de Educação Especial HELEN KELLER - Deficientes Auditivos
Rua Pedra Azul, 314 – Aclimação - tels: 5573-4189 e 5573-0667

ALDEIAS INFANTIS - www.aldeiasinfantis.org.br
Rua José Antônio Coelho,400 - Vila Mariana - telefax: 5579-9551

INSTITUTO SER QUÂNTICO
Av. Paulista, 2001 - 9º andar - conj. 923 - Tel: (11) 3288 4869

IECIM - Instituto Espírita Cidadão do Mundo
Rua Sisernando Gomes, 57 - Butanta - Tel.: 3815-5029

Lar Vivência Feliz
Avenida Jabaquara, 2180 - Metro S. Judas.
Tel: (11) 2275-0484

Lar Boa Semente
Rua Lacerda Franco, 666
Tel: (11) 3209-2382

Programa Social Gotas de Flor com Amor
Rua Vicente Leporace, 495 Brooklin
Tel: (11) 5093-0883 / 5049-2274

www.gotasdeflor.org.br

Durante a Assembléia 2010, na Unip Vergueiro, o Sinsesp arrecadou alimentos que foram doados a Defesa Civil. Conheça o email de agradecimento:

 

De: Sylvio Alves Sena <sylviosena@ig.com.br>
Para: Cilene <cilenepignataro@yahoo.com.br>
Enviadas: Segunda-feira, 8 de Março de 2010 18:21:39
Assunto: Re: Evento SINSESP 06/03/10 - Parceria Defesa Civil

Caríssima Cilene

 

Cabe a nós da Defesa Civil de São Miguel Paulista, a honra de poder contar com a colaboração de pessoas tão solidárias e preocupadas como vocês do SINSESP, em ajudar as vítimas da inundação que assolou a zona leste, principalmente daquelas que residem às márgens do rio Tietê, que abrange desde o Jardim Helena até o Jardim Romano.

 

Os alimentos não perecíveis oferecidos gentilmente por vocês com certeza irá ajudar várias famílias a se manterem por um certo período, quiçá até que suas vidas voltem à normalidade.

 

Desde já agradecemos a colaboração e parceria, que esperamos tenha sido o primeiro contato de uma eterna união.

 

Gratos,

 

Sylvio Sena

Coordenador de Defesa Civil

de São Miguel Paulista

Fs: 9847-6941 / 2031-1886