Diretoria (Gestão 2024-2028)
Isabel Cristina Baptista
PRESIDENTE
Presidente na Gestão 2024-2028 do Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de São Paulo (SINSESP). Secretária Executiva SRTE nº 73/1986 pela Universidade de Taubaté (Unitau). Pós-graduada em Programação Neurolinguística pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atuou em empresas de médio e grande porte. Presidente do Develop – Centro de Desenvolvimento Profissional. Idealizadora e Gestora do Congresso Internacional de Secretariado – COINS. Consultora e Palestrante em Eventos. Autora do Capítulo: “O papel das Entidades de Classe: Dados da história e conquistas atuais” do Livro “Excelência no Secretariado”.
Regina Rezende
VICE-PRESIDENTE
Assistente Executiva Bilíngue há mais de 15 anos e Professora de inglês há 30 anos, possui formação em Relações Públicas e Gestão de Recursos Humanos e certificação em inglês pela Universidade de Cambridge. Unindo suas duas experiências, fundou o English for Secretaries em 2006 para transmitir conhecimento à assistentes e secretárias executivas. Palestrante em Congressos realizados no Brasil, como COINS e ENESEC; experiência internacional como Supervisora de Assistentes nos Jogos Rio2016 e Assistente de Service nos Jogos de Inverno PyeongChang2018.
Francisco Tadeu do Nascimento
DIRETOR ADMINISTRATIVO
No Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de São Paulo desde 1992. Foi Presidente da entidade na Gestão 2000-2008, e Diretor Administrativo na gestão 2012-2020. Secretário que começou sua história no sindicalismo, advinda de outros sindicatos. Conhecimentos jurídicos sólidos e das leis trabalhistas o capacitam na continuidade desta diretoria.
Ana Terra Ventura Fonseca
DIRETORA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING INSTITUCIONAL
Graduada em Secretariado Executiva pela FMU (2015). Secretária Executiva – SRTE/SP no 50653. Atuou durante 5 anos no SINSESP, sendo 2 como estagiária e 3 como secretária executiva, auxiliando principalmente os profissionais a respeito da Lei de regulamentação da profissão. Intercâmbio para a África do Sul em 2018 para aperfeiçoamento da Língua Inglesa e conhecimento de nova cultura. Atualmente trabalha na multinacional Bain & Company, empresa de consultoria empresarial.
Marcela Hosne Ardito
DIRETORA DE TREINAMENTO, DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO
Secretária Executiva há 21 anos – SRTE 43.524/2007. Experiência de mais de 20 anos como Secretária Executiva Bilíngue atuando em empresas Nacionais e Internacionais de médio e grande porte. Graduada em Secretariado Executivo Trilíngue pela FECAP (2005). Pós-Graduada em Gestão Estratégica pela UNISAL (2011). Pós-Graduada em Formação de Docentes em Administração pela FEAUSP (2014). MBA em Gestão de Pessoas pela FMU (2019). Participante do evento COINS – Congresso Internacional de Secretariado em 2013 e 2015.
Nancy Goll
DIRETORA FINANCEIRA
Secretária Executiva – SRTE n. 125/1986. Pós-graduada em Administração de Recursos Humanos e Administração Hoteleira. Possui mais de 20 anos (1979-2000) de experiência no assessoramento a Executivos de empresas nacionais/multinacionais e instituição pública municipal. Foi presidente da ASSEVAP – Associação das Secretárias do Vale do Paraíba e Litoral Norte (1986-1987). Atuou como Coordenadora e Professora do Curso de Secretariado Executivo da UNIP – São José dos Campos (2006-2009). Coordenou as atividades do DEVELOP – Comitê Aberto de Secretariado Executivo – Núcleo São José dos Campos/SP. Integrante da Comissão de Temário do COINS – Congresso Internacional de Secretariado em 2011, 2013, 2015, 2017 e 2019.
Diretoras Adjuntas:
Neusa Sachetto
Aposentada na área de Secretariado Executivo em 2016. Atuação como compradora Sênior por 22 anos em uma multinacional italiana de 1979 a 2002, com fluência nos idiomas italiano e inglês. Formação em Administração com habilitação em Comércio Exterior pela Universidade Metodista de São Bernardo do Campo e uma segunda graduação em Secretariado Executivo Bilíngue pela UNIA Universidade Anhanguera de Santo André. Ocupação como Secretária Executiva em uma multinacional americana de 2004 a 2016. Atualmente, desenvolvendo trabalhos no Secretariado Remoto e Embaixadora no “Flow Woman” Grupo de Mulheres Empreendedoras do ABC e da cidade de São Paulo.
Ellem Bruna Guedes Barbosa
Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Amapá, registro profissional SRTE/AP nº 96. Pós-graduação em Docência do Ensino Superior pela Anhembi Morumbi, cursando MBA em Gestão Estratégica da Inovação e Propriedade Intelectual. Atualmente, atuando como assistente executiva na CNN Brasil/SP, com experiência em assessoria executiva a gestores, diretores e presidentes.
Milena Aquino
Formada em Administração de Empresa e Assessoria Executiva. Assessora na Câmara dos Deputados e Gerente de Projetos no Voicers. Monitora de diversas disciplinas na faculdade, incluindo Liderança e Negócios para o Século XXI. Meu trabalho é fora dos palcos, gosto de trabalhar nos bastidores e assegurar o espetáculo de qualquer processo. Sou detalhista, organizada e intuitiva, aprendo rapidamente novas ferramentas e tecnologias, sei lidar com múltiplas tarefas e tenho fácil adaptação a novos desafios.
Conselho Fiscal:
Walkíria Almeida
Mestre em administração com concentração em Gestão Internacional pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Mais de 30 anos de experiência como secretária executiva de presidência e diretoria. Palestrante nacional e internacional (1º Fórum Internacional de Secretariado, em Moçambique). Docente na FMU, no curso de Secretariado Trilíngue. Diretora da WA – Educação Corporativa. Facilitadora de cursos na Consultre. Coordenadora, autora e coautora de algumas obras: Competências dos profissionais de secretariado em diferentes empresas (2017); Recepção, atendimento e técnicas secretariais (2020); Excelência no secretariado (2013/2021); O futuro do secretariado: educação e profissionalismo (2019); Meu Cliente subiu no telhado… E agora? (2021); As incríveis: histórias de mulheres que deram a volta por cima e fizeram acontecer (2022); Donas da P*** toda (livro escrito por 107 mulheres empoderadas, em 2022); Um novo olhar para o secretariado: mudanças e transformações (2023); esses seis últimos publicados pela Literare Books.
Magda Parra
Secretária Executiva há mais de 40 anos atendendo executivos em empresas nacionais e multinacionais de médio e grande porte nas áreas de Comércio Exterior, Farmacêutica, Entretenimento e Financeira. Grande parte deste tempo atendendo expatriados. Paralelamente atuou como Professora de Inglês e de Português para Estrangeiros.
Solange de Cássia Silvestre Costa
Graduada em Secretariado Executivo pela FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas – SRTE 50336/SP, mais de 25 anos de experiência como secretária, assessorando diretoria e gerência em instituições financeiras e empresas de pequeno porte. Foi Diretora adjunta nas Gestões 2012-2016 e 2016-2020 do SINSESP. Atuou como docente na área de secretariado em Escolas Técnicas e no SENAC – Centro de Unidades de Negócios. Facilitadora de cursos no segmento secretarial; coordenadora de logística dos cursos: “Preparatório para Docência na Área de Secretariado” e “Indicadores de Resultados”. Coautora do Livro “O Futuro do Secretariado: Educação e Profissionalismo”, capítulo: Inteligência emocional focada em sala de aula.