Carta Aberta em Apoio aos Profissionais de Secretariado

São Paulo, 29 de outubro de 2024.

Prezada Verônica Freire:

No último 28 de outubro de 2024, durante o programa Chega Mais do SBT, fomos surpreendidos com a seguinte fala sua:

“Sim, isso mesmo! Hoje em dia, a profissão de secretariado, que era a minha ex-profissão, eu decidi fazer a migração pra RH por conta disso, justamente porque a tecnologia… ela está tomando conta… e eu vejo que daqui há um tempo vai existir somente a secretária virtual, a área de secretariado… ela tende, sim, a desaparecer com o decorrer dos anos, eu acredito.”

Em resposta a essa triste declaração, viemos manifestar nosso repúdio a tal comentário e prestar nosso apoio aos profissionais de Secretariado que, diariamente, trabalham para manter uma imagem prestigiada da profissão nas empresas e na sociedade.

Ademais, para a sua informação, em 2019, durante o Congresso Internacional de Secretariado (COINS 2019), o tema central foi “Das inteligências múltiplas à inteligência artificial: como utilizar a seu favor e de sua carreira” e, na oportunidade, discutimos com especialistas, professores, pesquisadores, doutores, que o segredo para o sucesso do Secretariado, frente à invasão da Inteligência Artificial (IA), está na humanização do trabalho secretarial.

Nos últimos 50 anos, paulatinamente, escutamos e somos afrontados pelas previsões de erradicação da profissão de secretário(a). No entanto, é salutar enfatizar que os gurus da previsão, até hoje, felizmente, não estiveram tão certos de suas verdades. É fato, sim, que a IA mudou o mercado de trabalho e os postos secretariais, todavia, a profissão segue se reinventando, como sempre fez, para seguir viva nas organizações.

Enquanto ex-secretária, como você mesma se intitula, é importante que tenha cuidado em suas colocações, especialmente em rede nacional, pois, quando descontextualizadas, podem prejudicar toda uma categoria profissional. Afinal, historicamente, somos colocados como sem relevância, sem prestígio, sem futuro.

Desejamos sucesso em sua carreia como profissional de RH e, caso seja necessário, estaremos à disposição para esclarecer outros detalhes do paradoxo: profissional de Secretariado versus Inteligência Artificial. E, para sua reflexão, faz sentido recrutar trabalhadores para uma profissão que vai acabar?

Atenciosamente,

Isabel Cristina Baptista,
Presidente do Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de São Paulo (SINSESP) e do Centro de Desenvolvimento Profissional (Develop)

Raul Vitor Oliveira Paes,
Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC)