Conheça os serviços oferecidos pelo SINSESP

APOSENTADOS

Se você está próximo da aposentadoria, uma nova vida está chegando!

Venha conferir pessoalmente seus direitos, além de receber apoio, você tem direito a este serviço gratuito que o SINSESP oferece para os profissionais que representa.

Você também pode consultar o site do Ministério da Previdência – www.previdencia.gov.br

ASSÉDIO MORAL

• Atendimento
• Apoio Jurídico

O SINSESP mantém um atendimento psicológico para orientação das vítimas de transtornos profissionais e assédio moral.

Para agendamento ligue para (11) 3662-0241, com Ana Terra.

ASSESSORIA JURÍDICA

Trabalho do departamento jurídico em benefício do profissional de secretariado

Associados ao SINSESP com mais de seis meses tem direito a assistência jurídica gratuita

O SINSESP atua na área do direito individual e do direito coletivo do trabalho, desde 1988, ajuizando várias ações trabalhistas em busca de direitos individuais dos secretários.

Da mesma forma, desde 1988 vem ajuizando dissídios coletivos e celebrando convenções e acordos coletivos que estabelecem direitos aos secretários.

Esses direitos são de cunho econômico, essencialmente, mas, também, de cunho social e sindical como garantia de emprego a gestante, licença remunerada de oito dias, após o término da licença gestante, reajuste salarial, piso salarial, férias, salário substituição, mão-de-obra temporária, garantia aos secretários acidentadas ou portadoras de doença profissional, licença adoção, atestados, flexibilização de jornada etc.

Portanto, em breve relato, estamos enviando aos secretários a mensagem de que sempre devem exigir e resguardar seus direitos, em especial os direitos trabalhistas.

Para isso, devem sempre estar informados a respeito do que diz a legislação trabalhista.

A melhor forma de conhecer e se informar sobre a legislação trabalhista e seus direitos e obrigações no contrato de trabalho, é consultando advogado especializado na área do direito do trabalho, caso você já tenha visitado nosso site www.sinsesp.com.br e não tenha resolvido a sua dúvida.

CONHEÇA UM POUCO DO QUE FAZEMOS

Orientação e Ação na Justiça do Trabalho
Porque os secretários devem sempre consultar o Departamento Jurídico e o Advogado do Sindicato.

É comum os secretários sempre questionarem se devem ou não processar a empresa em busca de seus direitos, face o receio de represálias.

Esse dilema é antigo e decorre da própria situação de dependência que possui o empregado em relação ao empregador.

As principais dependências são econômicas (salário) e pessoais (necessidade do emprego ou medo de perder o emprego), ambas são legítimas e jurídicas.

No entanto, ainda que o secretário não possa exigir de imediato todos os seus direitos junto a empresa, frente ao receio de demissão ou represálias; poderá resguardá-los de forma a possuir maiores subsídios para exigi-los da empresa quando for demitida.

Para tanto, deve sempre consultar o Departamento Jurídico e o Advogado do Sindicato que a orientará como proceder na preservação das provas, em especial as provas documentais.

Exemplos:

1) O secretário recebe salário inferior ao piso da categoria, mas assina recibo em valor maior do que efetivamente recebeu.
Nesse caso deve sempre tirar cópia do cheque caso o pagamento seja feito dessa forma; ou, do extrato mensal bancário etc.

2) O secretário faz várias horas extras mas não as recebe.
Deve anotar em agenda própria, dia a dia e mês a mês as horas realizadas, anotando sempre horários de entrada e saída. Pode também, se possível, tirar Xerox do livro ponto etc.

Esses exemplos ilustrativos servem para demonstrar que mesmo que não seja ajuizada a ação trabalhista durante o vínculo de emprego, o secretário deve estar sempre se orientando com Advogado do Departamento Jurídico do SINSESP, o qual saberá lhe orientar sobre como proceder no momento para assegurar seus direitos.

Prescrição
Sempre é bom lembrar que a Legislação do Trabalho no Brasil, assegura ao empregado o direito de reclamar eventuais prejuízos dos últimos cinco anos.

Portanto, há situações que o secretário não deve esperar a rescisão do contrato de trabalho para exigir seus direitos, pois pode perdê-los se ultrapassar o período prescricional de 5 anos, como por exemplo no caso das horas extras já citadas.

Assinatura em recibos e documentos
O SINSESP, através de seu Departamento Jurídico, orienta os secretários que leiam atentamente os documentos que irão assinar para o empregador.

Devem sempre exigir cópia do que eventualmente assinam.

Na dúvida, consulte ANTES o advogado do SINSESP que a orientará. Essa consulta deve ser feita antes, uma vez que depois de assinado o documento, fica mais difícil anulá-lo.

Convenção Coletiva
Além dos direitos trabalhistas “normais” que todos empregados possuem, existem também aqueles que são originários das Convenções Coletivas de Trabalho – CCT.

Portanto, sempre é necessário que o secretário conheça os benefícios e direitos estabelecidos em sua CCT, pois nessa legislação são definidos Piso Salarial e demais benefícios por um ano no mínimo.

Se você não conhece sua CCT, informe-se no Departamento Jurídico do SINSESP.

O SINSESP possui Departamento Jurídico com advogado especializado em direito do trabalho, o qual atua desde 1981 como advogado trabalhista e sindical e desde 1991, atua diretamente na defesa dos direitos dos Secretários.

Conhece profundamente o universo profissional da nossa categoria e é um “expert” na defesa desses direitos.

O Departamento Jurídico do SINSESP realiza plantão semanal de atendimento aos secretários toda terça feira, das 18h às 19h, por meio do advogado Dr. Nelson Meyer, por telefone (11) 3662-0241, ou pessoalmente: Rua Tupi, 118 – Pacaembu.

Secretário! Não tenha dúvidas, consulte sempre o advogado do seu Sindicato.

AUXÍLIO NATALIDADE

Informe-se sobre este benefício pelo telefone: 3665-0246 e fale com Cássia Araújo.

BANCO DE CURRÍCULOS DE PROFISSIONAIS DE SECRETARIADO

EMPRESAS: Conte com o apoio do SINSESP na contratação do Profissional de Secretariado!

O SINSESP – Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de São Paulo pode ajudar sua empresa, na busca do profissional adequado ao ritmo de trabalho de sua organização, com formação e experiência compatíveis com as exigências técnicas e pessoais para o desenvolvimento profissional.

Profissionais: Cadastrem, gratuitamente, seus Currículos: Portal de Empregos.

BIBLIOTECA - HEMEROTECA

O SINSESP dispõe de um acervo sobre o profissional de secretariado e outros assuntos de interesse geral.

Para informações sobre horários de visita, entrar em contato pelo telefone: (11) 3662-0241.

PROJETO PROFISSIONAL DO FUTURO

Este projeto convida os alunos dos cursos Técnicos, Superiores e de Pós-graduação em Secretariado, presenciais e a distância, a visitarem a sede do SINSESP, conhecer os trabalhos desenvolvidos e serviços ofertados, conhecer quem trabalha para vocês e como trabalha.

Além disso, oferecemos:
– orientação em trabalhos de grupos;
– reuniões com grupos de alunos sobre assuntos específicos, nos quais estejam encontrando dificuldades;
– biblioteca para pesquisa;
– reuniões com Coordenadores dos cursos de secretariado, alimentando o elo mercado de trabalho, sindicato, instituição de ensino;

Estas visitas devem ser agendadas pelo telefone (11) 3662-0241.

COACHING

Dircelia Merlin dos Santos – Master Coach
Membro Sociedade Brasileira de Coaching

Você quer ter consciência sobre si e obter resultados positivos? Com o Positive Coaching ajudamos pessoas no reconhecimento de suas potencialidades, propósitos, estruturamos e planejamos ações conscientes, gerenciando resultados passo a passo para obtenção de metas.

Entre em contato para orçamento: coachdircelia@gmail.com